domingo, 25 de dezembro de 2011

Como ficou o Rosto e Cabeça de Ayrton Após o Grave Acidente

Matéria Escrita por Lívio Oricchio, que estava no hospital onde Senna foi Levado Depois do Acidente.

(Visitem sempre o nosso Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/sennavivefeature=mhee)

Lívio Oricchio
Foto: Reprodução




Ayrton Senna vence pela primeira vez um GP Brasil, foto de 1991
Foto: Genaro Joner /Agencia RBS

O capuchinho Vittorio Zuffa, então com 72 anos, conhecido pelo nome religioso de padre Amadeo, havia se tornado capelão do hospital Maggiore um ano antes, depois de três décadas à frente da paróquia bolonhesa de San Giuseppe. Ele assistia à corrida pela televisão, no décimo-segundo andar do hospital. E soube, pela tevê, que Senna seria internado um andar abaixo do seu.
Ao descer as escadas, padre Amedeo encontrou tanta gente e tanto tumulto, que teve até dificuldade de entrar na UTI.

 'Sou o Padre Amadeo. Vim para dar a extrema-unção a Senna.
Hoje, 1º de maio, é dia de São José da Boa Morte, protetor dos moribundos e
desejava lhe oferecer a alma de Senna.'

No dia 1º de maio do ano seguinte 1995, o mesmo padre Amadeo (Vittorio Zuffa) rezou uma missa no local do impacto da Williams, na curva Tamburello, mas pelo lado de fora do
autódromo, para celebrar a passagem do primeiro ano da morte do piloto.

Voltando aquele trágico domingo, 01/05/1994, o padre estava acompanhado de outra pessoa que não quis se identificar. Ele falou me: 'Estou aqui apenas para acompanhar o padre, que não pode dirigir e se deslocar sem alguém para assessorá-lo', explicou-me. Tão logo o padre me disse o que estava fazendo no hospital, esse cidadão começou a falar também.
Ele esteve junto do padre no centro de recuperação.
- 'Senna estava sozinho, numa sala dotada de muitos equipamentos, típica desses centros de recuperação. Ficamos profundamente chocados com o que vimos', disse ele.

Depois prosseguiu:

- 'Senna estava nu, apenas com uma toalha pequena sobre a genitália. Para se ter uma idéia do que estou dizendo, nós, eu e o padre, não o reconhecemos. Soubemos que era Senna porque um médico nos disse que aquele era o paciente que procurávamos. Seu rosto estava irreconhecível. Sua cabeça ficou do tamanho de uma bola de basquete.
Enquanto o corpo não apresentava nenhuma lesão aparente e estava branco, branco, sua cabeça tinha a cor quase negra e estava desfigurada.'

Mais tarde, conversando com o doutor Servadei, ele me explicou que quando o traumatismo craniano é profundo, como no caso de Senna, em geral há o rompimento das camadas nervosas que envolvem o tecido nervoso.

Como entre essas camadas correm liquor, líquido cefalorraquiano, e ele mantém-se sob elevada pressão entre essas camadas, quando ocorrem lesões nelas o seu extravasamento gera um edema
generalizado, desfigurando qualquer superfície da sua forma original. Isso foi o que se passou com Senna. Como a perícia técnica apurou que a barra push-rod da suspensão da Williams perfurou o seu frontal, pressionando a cabeça contra a parte de trás do cockpit e causando a fratura de toda base craniana, Senna teve desde lesões ósseas genéricas a danos amplos e irreversíveis no tecido nervoso. Esse quadro justificou sua aparência irreconhecível já minutos depois do impacto da Williams no muro da curva Tamburello.


Lívio Oricchio

Estadão 27 de agosto de 2006 



FONTE PESQUISADA


ORICCHIO, Lívio. Ayrton Senna Especial – Introdução. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/ayrton-senna-especial-introducao/>. Acesso em: 25 de dezembro 2011.

*********************

ELE MORREU NA PISTA

Encontrei uma legista no IML de Bolonha. Ela descreveu o estado da cabeça de Senna, contou que colocou uma rosa na sua mão antes de fecharem o caixão, falou sobre legistas, seus professores. E me revelou que o laudo iria concluir que ele morreu na pista. Foi uma grande matéria. Minha última na Folha, manchete do jornal no dia seguinte, 4 de maio.

Os brasileiros, que desfilaram como um rio silencioso na frente do caixão de Senna, na Assembléia Legislativa, não poderiam imaginar outra farda no piloto que não fosse o macacão e o capacete amarelo. Dentro do caixão, no entanto, ele estava vestido como qualquer morto comum: terno preto, gravata cinza e camisa branca.

FONTE PESQUISADA

SCARDUELLI, Paulo. Ayrton Senna, o herói da mídia. 1º Edição. São Paulo: Brasiliense, 1995.




39 comentários:

  1. Ele não parecia estar irreconhecível quando tiraram ele do carro.Dá pra ver nas imagens o rosto dele.Não tava ruim assim.A Dra.Fiandri chamou ele até de belo.
    Não acredito nesse depoimento.Acho que é só mais um querendo piorar o que já não tava bom.
    O Ratz teve múltiplas fraturas cranianas e pelo corpo e você pode ver nas fotos que ele não ficou com uma aparência assustadora,então porque o Senna ficaria?
    Sei lá! Não consigo crer!Lindo ele não tava mas irreconhecível também é exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, o Ratz como você disse teve múltiplas fraturas e traumatismos pelo corpo, não na cabeça.
      O Ayrton teve uma barra que penetrou no seu crânio ! Na hora do acidente não dava pra ver direito, inclusive porque nunca deram um zoom na cara dele.
      Acredito no que o médico disse.

      Excluir
    2. ...e os inchaços não são imediatos!

      Excluir
    3. Também acredito!!! Imaginem uma barra batendo na sua testa entrando na cabeça..... Deve ter ficado assim como descrito mesmo.... Muito triste!

      Excluir
    4. No caso do Ratzenberger poderia ser até mais fácil fazer a tanatopraxia, considerando que as lesões craniofaciais foram menos severas que as do Senna.

      Excluir
    5. A foto que dizem ser do Senna , na verdade era do ratizemberg, náo existe nenhuma foto de Senna . o fato é que sua cabeça parecia mesmo uma bola de basquete , quase negra e inchada. Confirmado pelo padre.

      Excluir
    6. Também acredito. A pessoa do primeiro comentário ñ sabe o que disse. Como foi citado, o inchaço e tudo mais ñ é imediato! Já tivemos exemplos em nossa cidade, visto de perto, de lesões na cabeça (bem menos impactantes), em que a pessoa ficou exatamente como na reportagem. A cabeça fica mesmo com aspecto de uma bola negra.

      Excluir
    7. No razt foi o pescoço quebrado,no senna foi o crânio quebrado

      Excluir
    8. Acredito que a cabeça tenha ficado deformada sim, pois a lesão atingiu o cérebro por completo, não iria inchar imediatamente, com o passar das horas sim. Já ouvi falar que a cabeça do Senna ficou do tamanho de uma bola de basquete e em uma cor bem escura. Com certeza exitem fotos dele assim, mas jamais serão divulgadas

      Excluir
    9. Sim as fotos estão com Angelo Orsi único fotografo na tamburello

      Excluir
    10. Na época, foi comentado que o capelão jamais tinha visto tal cena de horror. Estava irreconhecível

      Excluir
    11. Não sabia que após a morte o corpo de alguém ainda incha, até onde eu sei o corpo deixa de criar todo tipo de coisa, até nosso sangue para de se mover, então me pergunto:
      Quem está mentindo?
      O padre ou a perita?
      Se ele morreu na pista como ele teria ido para o hospital e ficado inchado?
      No hospital se ele estivesse vivo porque o manteriam só com um pano sobre suas genitais???
      Porque o padre teve permissão para entrar no quarto dele????
      A família teria que autorizar essa entrada!!!!

      Excluir
    12. Tem uma parte da transmissão da tv que dá pra ver o rosto dele, no momento em que ele está sendo levado ao helicóptero; dá impressão dele ter manchas escuras ao redor dos olhos ("raccoon eyes" ou "panda eyes"), o que corrobora com o relato do Dr. Sid Watkins de que, à primeira vista, já dava pra saber que o Senna havia sofrido uma lesão cerebral/craniana grave.

      Excluir
    13. Eu vi a foto do Ayrton. Foi tirada no IML de Bologna, por um jornalista alemão. Ele quis vender as fotos, mas não consegui. Infelizmente, os relatos do padre são verdadeiros. Para ser ter uma idéia, só é possível saber que é o Ayrton, pelo formato do queixo e da boca. A cabeça ficou completamente desfigurada. RIP Ayrton

      Excluir
    14. Se o corpo não fosse levado para o hospital para onde mais levaria? Mesmo em óbito era necessário que fosse ele examinado, constatado e assinado o óbito.

      Excluir
  2. Meu, como vc´s podem ser tão inocentes????
    Esse assunto me lembra muito aquela famosa foto do JFK, numa mesa cirurgica, de crânio arregaçado.
    Sobre o Senna, de inicio, a cabeça estava "boa", sim! Com apenas com um buraco na testa e a parte de trás afundada por ter sido prensado contra o santantônio do carro, mas ela vai se modificando com o passar das horas (PIORA MUITO, INCHA, FICA ROXA!)
    Tiraram uma foto do Ratzemberger na maca, pouco antes de fecharem a porta do centro cirurgico. A cabeça estva boa tambem, mas depois, com o passar das horas, vc acha que ela ficou estatica e bonitinha??????? Foi ficando feia, amigo.
    Eu gostaria muio de ver uma foto dos dois, mas acho que teremos que ir ao hopital onde morreram pra roubar isso doa arquivos (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo impacto a testa do senna concerteza afundou tbm. não é só a espessura da barra entrando no crânico, mas a força da barra imposta juntamente com a roda.

      Excluir
    2. Marcio e Bruno. Vocês tem razão. Eu vi a foto do Ayrton depois do acidente...em 2001. Guardem a imagem dele vivo..Não vale apena ver...Inclusive vários jornalistas brasileiros tiveram acesso, mas a família, por razões óbvios, não deixou publicar a imagem...Abraços.

      Excluir
    3. Nossa sério mesmo? Como conseguiu essa foto? Como ele tava na foto?

      Excluir
  3. O próprio Berger q foi vê-lo disse a mesma coisa, é muito triste e realmente dificil de acreditar mas é uma verdade. o rosto dele estava desconfigurado.

    ResponderExcluir
  4. É normal haver esta desfiguração, devido à força brutal do impacto, e às lesões produzidas em consequência. Minutos após o impacto ele já estava assim, tanto que a equipe médica teve grande dificuldade em retirar o capacete, devido ao inchaço da cabeça. E como tb havia perda de massa encefálica, pelas narinas e boca, tiveram de fazer uma traqueostomia.
    Em nenhum momento se viu qualquer imagem do rosto de Senna, que estava cercado pelos atendentes, e depois com um pano verde sobre a cabeça; devido à pressão da massa encefálica escapando, os olhos saíram para fora das órbitas.
    Já o Ratzemberger estava com uma aparência normal, e foram divulgadas fotos de seu rosto após o acidente, e apenas sangrava pelo nariz e boca. Mas ele não teve um impacto no cranio. Seu pescoço quebrou devido à desaceleração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delgado, sobre Ratzenberger você esta errado, ele teve um impacto do cranio na barreira de concreto na qual sofreu fratura da base do crânio,fraturas múltiplas no crânio e no pescoço.
      E pela desaceleração teve a transecção da aorta.
      A diferênça para o acidente com Senna e que não teve trauma com penetração de objeto.

      Excluir
    2. Talvez vc ache que eu e toda a imprensa especializada internacional estamos errados. Normal.

      Excluir
    3. E sr. anônimo, o que houve com o Ratzemberger foi o rompimento da coluna cervical, seccionando os nervos e causando o chamado efeito guilhotina. Em nenhum momento seu crânio se chocou contra o muro.

      Excluir
  5. parece até que vcs estavam la com tantos detalhes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enfermeiro que primeiro viu o Senna após a retirada do capacete ficou aterrorizado, apesar de ter prensenciado vários acidentes (https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/04/esporte/13.html ).
      Ademais, não é preciso "estar lá" no local do acidente para ter noção do que ocorreu; se você pesquisar, ou mesmo se tiver conhecimento médico, dá pra ter uma noção.
      O que ocorreu é que a mídia brasileira da época deu uma "romantizada" no acidente, afirmando que Senna teve apenas uma perfuração acima do olho direito. Acho que a imprensa fez isso por conta da imagem de herói que Senna possuía, ou mesmo para acalmar os fâs. Mas a verdade é que o acidente foi muito violento.

      Excluir
  6. Ate o Cabrini, que estava lá, viu e disse a mesma coisa. estava irreconhecível. procurem no Google e ouçam : Cabrini no estádio 97 - 21/06/2013

    mas é só ter um pouco de inteligência para saber q uma barra que entra na sua cabeça faria um belo estrago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o senna ten que ser lenbrado como era lindo belo nao morto ele vivo e show 10000,2000.3000,40000000000000000000000000000000000000 milhoes de vezes belo vivo saudades desse mito,o maior orgulho da nacao

      Excluir
    2. com certeza. Ele se foi, até hj ele permanece vivo dentro da gente. Até me emociono lembrando dele. E acho tbm q onde ele estiver, torce por Galisteu.

      Excluir
  7. Tem alguma foto com ele no hospital com ele irreconhecivel?

    ResponderExcluir
  8. N precisamos lembrar d Ayrton Senna morto,esim vivo e belo <3<3 saudades campeão.

    ResponderExcluir
  9. N precisamos lembrar d Ayrton Senna morto,e sim vivo e belo <3<3 saudadesss campeão

    ResponderExcluir
  10. Pra sempre Ayrton Senna em nossos <3.qta saudades meu rei.

    ResponderExcluir
  11. O piloto austríaco Roland Ratzenberger bateu sim com a cabeça no muro de concreto. Às 14h20, depois da Variante Alta e a antes da curva Rivazza, a asa dianteira do Simtek soltou-se e o piloto, sem controle do carro, chocou-se violentamente contra o muro.
    São duas pancadas quase que simultâneas: a primeira, a 308 km/h, com a parte dianteira esquerda do carro num ângulo inferior a 90º. A segunda, com toda a lateral do carro, na qual o piloto bateu a cabeça contra o muro. Na primeira batida Ratzenberger teve fratura do crânio basilar e uma transecção da aorta, pela desaceleração brutal devido ao impacto.
    Na segunda batida Ratzenberger teve fraturas múltiplas no crânio e no pescoço.
    Se vocês notarem na foto que foi tirada quando Ratzenberger estava na maca alem do sangue que sai pelo nariz e pela boca da para ver que em cima do olho esquerdo do austríaco já esta inchado. A diferencia entre o acidente do Senna é que Ratzenberger não teve trauma por objeto penetrante.

    ResponderExcluir
  12. O caixão estava lacrado...agora sei o porquê...

    ResponderExcluir
  13. Tem foto dele no hospital nao.existe essas imagens ne .

    ResponderExcluir
  14. Se o caixão foi lacrado, é óbvio ke o rosto ficou desfigurado.Triste terminar a vida assim.apesar da fama e ter rios de dinheiro.

    ResponderExcluir
  15. Pura verdade vc está certíssimo

    ResponderExcluir