segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ayrton Senna e seus Cães



Hoje encontrei o teu cão.

Não, ele não foi adoptado por ninguém. Aqui, a maioria das pessoas já têm vários cães; e aqueles que não têm nenhum, simplesmente não querem um cão.
Eu sei que esperavas que ele encontrasse um bom lar quando o deixaste aqui, mas ele não encontrou. Quando o vi pela primeira vez, ele estava bem longe da casa mais próxima e estava sozinho, com sede, magro e coxeava por causa de um ferimento na pata.

Eu queria tanto ser tu naquele momento em que parei em frente a dele. Para ver a sua cauda a abanar e os seus olhos a brilhar ao pular nos teus braços, pois ele sabia que o irias encontrar, sabia que não te esquecerias dele. Para ver o perdão nos seus olhos pelo sofrimento e pela dor pelos quais ele havia passado na sua jornada sem fim à sua procura... Mas eu não era tu. E, apesar das minhas tentativas para o convencer a aproximar-se, os seus olhos viam um estranho. Ele não confiava em mim e por isso não se aproximava.

Em vez disso, virou as costas e seguiu o seu caminho, pois tinha a certeza que esse caminho o levaria a ti. Ele não entende que tu não estas à procura dele. Ele só sabe que tu não estas lá, sabe apenas que precisa de te encontrar. Isso é mais importante do que a comida, a água ou o estranho que lhe pode dar todas essas coisas. Percebi que seria inútil tentar persuadi-lo ou segui-lo. Eu nem o seu nome sei. Fui para casa, enchi um balde de água e uma vasilha de comida e voltei ao lugar onde o tinha encontrado. Não havia sinal dele, mas deixei a água e a comida debaixo da
árvore onde ele tinha buscado abrigo do sol e um pouco de descanso.

Vê bem, ele não é um cão selvagem. Ao domesticá-lo, tiraste-lhe o instinto de sobrevivência nas ruas. Ele só sabe que precisa de caminhar o dia todo. Ele não sabe que o sol e o calor podem custar-lhe a vida. Ele só sabe que precisa de te encontrar.

Aguardei na esperança de que ele voltasse para buscar abrigo sob a mesma árvore, na esperança de que a água e a comida que tinha trazido fizessem com que ele confiasse em mim e eu pudesse levá-lo para casa, e tratar da sua pata ferida, dar-lhe um canto fresco para se deitar e ajudá-lo a entender que tu já não fazias parte da sua vida. Ele não voltou naquela manhã e, quando a noite caiu, a água e a comida permaneciam intactas.

Fiquei preocupada. Tu deves saber que poucas seriam as pessoas que tentariam ajudar o teu cão. Algumas enxotá-lo-iam, outras chamariam o pessoal do canil que lhe daria o destino do qual tu achaste que o estavas a salvar - depois de dias de sofrimento sem água ou comida. Voltei ao local antes do anoitecer. Não o encontrei.

Na manhã seguinte voltei, e vi que a água e a comida permaneciam intactas. Ah, se tu estivesses aqui para chamar o seu nome! A tua voz é tão familiar para ele. Sem muita esperança, comecei a andar na direcção que ele tinha tomado ontem. Ele estava tão desesperado para o encontrar que seria capaz
de caminhar muitos quilómetros em menos de um dia.

Algumas horas mais tarde, a uma boa distância do local onde eu o tinha visto pela primeira vez, finalmente encontrei o teu cão. A sede não o atormentava mais, a sua fome tinha desaparecido e as suas dores haviam passado. O ferimento da pata já não o incomodava mais. Agora o teu cão estava finalmente livre de todo esse sofrimento.

O teu cão morreu.

Ajoelhei-me ao lado dele e amaldiçoei-te por não estares aqui ontem para que eu pudesse ver o brilho, por um instante sequer, naqueles olhos vazios. Rezei, a pedir que a sua jornada o tivesse levado àquele lugar que tu esperava que ele encontrasse. Se tu soubesses por quanta coisa ele passou para chegar lá... E eu sofro, pois sei que, se ele acordasse agora, e se eu fosse tu, os seus olhos brilhariam ao reconhecer-te, e ele abanaria a sua
cauda, perdoando-te por tê-lo abandonado.

--
Atentamente

Marta Correia

Coordenadora do Núcleo Algarve da Associação PRAVI (Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas)

Coordenadora do Núcleo Algarve do PAAA ( Projecto de Ajuda Alimentar Animal)


Presidente do PAN Algarve ( Partido Pelos Animais e Pela Natureza)







Um comentário: