sábado, 8 de junho de 2013

CAMINHO DAS BORBOLETAS - Posfácio de Emerson Fittipaldi

POSFÁCIO
Ele me chamava de "Emmo" - meu apelido no mundo do automobilismo. Era o seu jeitão meio tímido de mostrar respeito e afeto por mim. De fato, no mínimo uma década  e vários milhares de quilômetros rodados separaram a minha geração da dele. Quando Ayrton ainda se sujava com a graxa dos karts, eu já era campeão do mundo. De algum modo, acredito ter ajudado a inspirá-lo a seguir adiante. Digo isso sem a menor pretensão, mesmo porque apenas repito o que, certa vez, ele próprio me disse. Se assim foi, sinto-me orgulhoso de ter participado de uma carreira tão recheada de pole positions, pódios e vitórias.
Lembro-me de várias conversas, longas e proveitosas, com Ayrton. Ele, vivendo intensamente a Fórmula 1; eu, idem, idem, a Indy. Nossas pistas nunca se cruzavam, a não ser ocasionalmente. Mas nossa amizade vinha de longe. Sinto uma ponta de orgulho ao me lembrar daquele dia em Zeltweg, antes do GP da Aústria de 1981, quando peguei pela mão aquele garoto que corria no campeonato europeu de Fórmula Ford, preliminar da prova de Fórmula 1, e o levei de boxe em boxe. Apresentei-o a um por um dos grandes chefes de escuderia: Ken Tyrell, Ron Dennis, todos (isso mesmo: fui eu que apresentei Senna a seu futuro patrão Dennis). Nunca havia feito o mesmo com nenhum outro jovem piloto brasileiro - muitos deles igualmente promissores. Mas eu tinha certeza de estar diante de um piloto excepcional. Apresentei-o assim: "Este é Ayrton Senna. Ele vai ser campeão do mundo". Conhecendo-me e sabendo do meu estilo reservado, era compreensível que aqueles senhores da Fórmula 1 fizessem um ar de espanto. Ele, por sua vez, reagia com um sorriso encabulado.
No GP de Portugal, em setembro de 1993, tive a felicidade de um convívio de quatro dias com ele, na casa de nosso amigo Braga. Percebi que Ayrton andava muito tenso, pressionado pela dúvida que iria mudar sua vida: ir ou não ir para a Williams. Era um pesadelo na vida dele. Mas, com os amigos, se mostrava sempre tranqüilo e cordial. Falamos muito sobre isso - concentração, preparação mental, relaxamento. Busquei-o, dias depois, no Brasil. No jatinho de nosso amigo Gito Chammas, seguimos para Miami e, de lá, no meu Learjet, para Phoenix, Arizona. A meu convite, foi testar o carro que meu big boss Roger Penske botou à disposição dele, para o caso de resolver mudar de turma no automobilismo. Ayrton testou o carro - o meu carro - ao seu estilo: meticuloso, detalhista. Parou no boxe e mudou a posição do banco. Virou rapidíssimo. Voltou radiante. "Gostou?" - perguntei. Ele nem precisava responder: seus olhos brilhavam como os de um garotinho que acabou de ganhar um presente.
Acho que já é hora de contar um segredo que guardamos conosco. Mesmo depois de acertar os ponteiros com a Williams, Ayrton ligou para o Roger para fazer um agradecimento e um pedido. Sonhava em correr em Indianápolis na temporada de 1994. O calendário da Indy e o da Fórmula 1 não iam trombar naquela data. Ayrton queria se juntar a Paul Tracy e a mim na equipe Penske.
Nosso último encontro, cara a cara, foi em Interlagos, a um ou dois minutos do início do GP do Brasil de 1994. O suficiente para um rápido "Alô, tudo bem?" e um "boa sorte", de mim para ele. Não a teve, naquela tarde, na pista. Mas eu sentia que, ao lado de Adriane Galisteu, Ayrton estava tendo sorte na vida. Havia encontrado sua metade. Sua maturidade como ser humano era visível. Conseguia, enfim, conciliar trabalho e sentimento.
Não me considero um homem supersticioso e até estranho, ao reler o parágrafo acima, a repetição da palavra sorte. Bem, talvez sorte seja, por mais que a reneguemos, um instrumento indispensável a quem, como Ayrton, como eu, construiu a vida nos percursos arriscados do asfalto. Sorte é também o que desejo a Adriane, a quem a vida pregou um susto cruel, mas que ainda tem muito pela frente para superar a insuperável ausência de seu namorado.
Emerson Fittipaldi 
São Paulo, 11-10-94



Impresso na Divisão Gráfica da Editora Abril S.A.
Av. Otaviano Alves de Lima, 4400, SP, tel.: (011) 877-1150.
Distribuído no Brasil por Dinap S.A.
Estrada Velha de Osasco, 132, SP, tel.: (011) 810-5001.
{Este livro foi digitalizado por Katia Oliveira em Junho de 2002.
Se desejar obras no gênero, escreva para katiaoliveira uol.com.br}


Nenhum comentário:

Postar um comentário