sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ayrton Senna está no site do Governo do Brasil como um Esportista Consagrado, junto a Pelé, Garrincha, Zico, Fittipaldi e Piquet, dentre outros



Esportistas consagrados

Ayrton Senna (1960-1994)

Em 1994, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade realizou pesquisa de opinião para responder a questões como: qual o Brasil que deu certo? De que nos orgulhamos? As respostas mostraram que a grande maioria dos brasileiros reconhecia em Ayrton Senna pessoa de elevado grau de eficiência e honestidade, além de sentido de cidadania e amor à pátria, capacitado a representar bem o Brasil diante do mundo. Quando Ayrton, mais uma vez vitorioso, dirigia empunhando a bandeira verde-e-amarela, milhões de brasileiros se identificavam orgulhosa e amorosamente com aquele moço corajoso e determinado.
A morte de Ayrton provocou comoçãonacional e uma das maiores manifestações populares da históriabrasileira. Em São Paulo, mais de um milhão e trezentas mil pessoas participaram das cerimônias fúnebres, recebendo o corpo de Ayrton no aeroporto, acompanhando-o até o velório na Assembléia Legislativa, e, em cortejo, até o cemitério do Morumbi. No país inteiro, milhões de pessoas permaneceram diante dos aparelhos de televisão, em casa ou no trabalho, reverenciando, até o fim, o mito de um Brasil moderno, cidadão e senhor da alta tecnologia.
Ayrton costumava dizer que, mais do que superar competidores, procurava superar a si mesmo. Nesse esforço, foi além da vitória sobre seus limites pessoais. Solidário, desejava ajudar crianças e jovens pobres a conquistarem uma vida melhor e pediu à irmã Viviane que o auxiliasse a encontrar o caminho, mas morreu tragicamente antes de realizar esse sonho. A família, então, fundou o Instituto Ayrton Senna, que apóia milhares de crianças e jovens brasileiros com os royalties arrecadados na venda de produtos da marca Ayrton Senna no mundo inteiro.
Nascido em 1960, em São Paulo, Ayrton começou a correr aos quatro anos, com o kart presenteado pelo pai; foi estrela das fórmulas 1600 e 2000, e chegou à Fórmula 1, obstinado pela perfeição, conhecedor da máquina a ponto de sugerir modificações para melhor desempenho, dez vezes recordista de velocidade.
Em 1991, na pista de Interlagos, já campeoníssimo, corria desafiando o tabu de não vencer no Brasil na Fórmula 1. De repente, o carro começou a perder as marchas, até só lhe restar uma, a sexta. Foi tal o esforço que fez para o carro correr na baixa velocidade das curvas que, vencedor, exaurido, não conseguiu chegar sequer ao boxe. Tricampeão mundial da Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991, morreu vitimado por uma falha mecânica, no dia primeiro de maio de 1994, na curva do Tamborello, Itália, deixando como legado a mensagem de que vencer é vencer-se.

FONTE:

Site Governo do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário