quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Globo: Família de Lilian de Vasconcellos Impôs Casamento a Senna 06 05 1994

Jornal revela que Lilian e Senna ficaram casados apenas 5 meses e que a família de Lilian impós o casamento e que só assim Senna poderia levar a namorada para Europa como queira. Seria o maior erro de sua vida.











Os amigos de Senna o convenceram que ele deveria ter alguém com ele na Europa

Os amigos de Senna o convenceram que ele deveria ter alguém com ele na Europa, foi esse o motivo do casamento. ele começou então a namorar Lílian com essa intenção. Quando expressou a vontade de levar a namorada com ele para a Europa, onde iria disputar a Formula Ford, a família de Lilian concordou porém com a condição que se casassem primeiro. Quando anunciou o casamento aos amigos, Tchê, preparador de Kart do Ayrton e amigo foi um dos que se espantaram quando soube da notícia, já que Senna nem tinha namorada. Eles se casaram depois de apenas 2 meses de namoro e quando Ayrton faleceu estavam separados havia 13 anos, e ele já tinha uma união estável com com outra mulher, Adriane Galisteu, com quem casaria novamente.




CASAMENTO COM LILIAN ARRANJADO E SEM AMOR

TRADUÇÃO LIVRE

Assim, um acordo foi firmado e Senna passaria os 1.981 temporada condução Fórmula 1600 da Ford. Ele veio para a Inglaterra com uma noiva, Liliane Vasconcelos de Souza. Um certo grau de mistério envolve as circunstâncias do casamento - no próximo capítulo, Mauricio Gugelmin estará dando sua justificativa para isso.

Tche diz Gugelmin disse Senna que, para viver na Inglaterra sem uma mulher é a pior coisa que pode acontecer a você, e Serra também disse a ele que se ele pretendia ficar na Inglaterra, ele deve ter uma esposa. Tche conta como um dia Senna disse que eu vou me casar. Tche disse que eu nunca vi você com uma garota. Você está fazendo uma piada, não é? Senna disse que não e repetiu eu vou me casar. Evidentemente, as duas famílias se conheciam e, conseqüentemente, Senna tinha sei Liliane desde a infância.
A cerimônia foi na casa do Senna.

IDIOMA ORIGINAL

So a deal was struck and Senna would spend the 1981 season driving Formula Ford 1600s. He came to England with a bride, Liliane Vasconcelos de Souza. A degree of mystery surrounds the circumstances of the marriage — in the next chapter, Mauricio Gugelmin will be giving his rationale for it.

Tche says Gugelmin told Senna that to live in England without a wife is the worst thing that can happen to you, and Serra also said to him that if he intended to  stay in England he must have a wife. Tche recounts how one day Senna said I'm going to get married. Tche said I've never seen you with a girl. You're making a joke, aren't you? Senna said no and repeated I'm getting married. Evidently the two families knew each other, and consequently Senna had know Liliane since childhood.

The ceremony was in Senna's house.

She was young, blonde, pretty without being a supermodel but the mystery still holds her. I'm told that when the circle closed  at Imola in 1994 some news reporters in Sao Paulo tracked her down but she gave them short shrift; that when Senna was lying in state in Sao Paulo she filed through among the other thousands, unannounced, just a face in the crowd; that she remarried and may have remarried again.


**************

Houve três finais. Senna liderou no primeiro mas terminou em quinto. No segundo ele foi segundo antes de assumir a liderança depois que o líder se aposentou, mas ele foi ultrapassado e terminou em terceiro. Ele então ganhou a terceira corrida. Ele foi o vencedor de todo o evento, mas perdeu o campeonato na diferença de volta.

Em 1980, ele ganhou seu terceiro campeonato brasileiro e foi para Nivelles, na Bélgica, para o campeonato mundial, onde, aos 19 anos, ficou em segundo lugar novamente. Ele não conseguiu vencer nenhum dos três campeonatos mundiais em que competiu. Foi um golpe em sua confiança e ele estava menos seguro de seu futuro do que nunca.
Seu pai, Milton, sentindo uma fraqueza em sua determinação, aproveitou a oportunidade para persuadi-lo a se juntar à empresa da família. Ele lhe disse que seu irmão e sua irmã haviam se estabelecido em carreiras convencionais, e ele também deveria. Ele nunca sonhou que seu filho tinha o necessário para chegar na Fórmula 1, e ele não queria que ele perdesse tempo com isso. Viviane da Silva era psicóloga, enquanto Leonardo era escritor de software.

Relutantemente, o jovem Ayrton se matriculou em um curso de administração na Universidade de São Paulo. Durou três meses e, em novembro de 1980, dirigiu-se à Grã-Bretanha para garantir sua primeira pilotagem de monopostos. Lá foi-lhe dito que precisava de uma esposa para ter sucesso e, uma vez de volta ao Brasil, pediu à namorada que se casasse com ele [na verdade Ayrton começou a namorar com Lilian após esse conselho que recebeu na Europa]. Surpreendentemente, ela concordou e ele partiu para a Inglaterra, casado com Lilian Vasconcelos Souza, uma garota de uma rica família brasileira [na realidade de classe média, assim como a família do Ayrton]. Nenhum deles falava quase nada de inglês enquanto se dirigiam ao condado de Norfolk, no leste do país, para começar uma nova vida.

[Opinião do blog: Surpreendentemente porque? Juntou a fome com a vontade de comer. Ayrton achava que precisava de uma esposa e Lilian, por sua vez, achava que precisava de um marido, porque, a moça estava noiva de um outro rapaz e não se sabe o motivo o casamento foi cancelado. Então Ayrton surgiu para ela e seus pais como uma solução caída do céu, talvez para não ser mal falada entre os vizinhos, os conhecidos, ou o que for que tenha sido. Mas o tal casamento "babou". Por sua vez, ela foi vista também como uma solução para Ayrton e sua família. Porque, como foi explicado, perto de estrear em monopostos na Fórmula Ford 1600, Ayrton foi aconselhado que deveria ter uma esposa, caso quisesse ter sucesso na Europa, correndo nas divisões de base da Fórmula 1.

Algo me diz que a ideia desse casamento partiu de uma das mães de ambos, pois as duas eram muito amigas, consequentemente sabiam os problemas delas e da família, uma da outra.]


**************

UM CASAMENTO FUGAZ

Em 1981, três anos antes de ganhar as pistas de F-1, Senna se casou com Lilian, amiga de infância e namorada na adolescência no Tremembé, zona norte de São Paulo. Talvez, Senna estivesse fugindo da solidão: ele já corria na Fórmula Ford 1.600 na Inglaterra. Lá viveram juntos.

O casamento com Lilian foi fugaz, não durou uma temporada. Foram apenas oito meses e, ao final, Senna disse: "Cometi um erro". Foi bem "diet" no elogio que fez à ex-mulher: "Ela cozinhava bem".

Antes de Lilian, ainda na época do kart, Senna teve um namorico com Rosângela Lago Ferreira da Silva, um menina do bairro de Santana, também na zona norte.

Fonte: Folha de São Paulo, 08 de maio de 1994.

Nota do blog: Lilian não foi namorada de Adolescência de Ayrton, eles começaram a namorar no começo de 1981, na época ela tinha 19 e ele 21 anos, e dois meses depois se casaram. Tanto é assim que o casamento pegou todos os amigos mais próximos do piloto de surpresa. O motivo do casamento era porque Ayrton queria ter uma companhia na Europa, ao competir pela primeira vez em monopostos, na Fórmula Ford 1600. No entanto, Lilian mais atrapalhou do que ajudou. A ex-mulher reclamava do frio europeu, da casa e da falta de dinheiro, e poucos meses depois Senna deu um ponto final na relação. O que não pegou ninguém de surpresa, nem familiares e amigos, pois ele já vinha avisando da sua insatisfação no casamento. E depois, o futuro campeão de Fórmula 1 se virou sozinho na Ingleterra. Uma de suas namoradas de adolescência foi Rosângela Lago Ferreira, como conta a própria matéria do jornal Folha de São Paulo, com quem ele namorou por alguns meses.


FONTES PESQUISADAS

HILTON, Christopher. Ayrton Senna: As time goes by. 1º Edição. Sparkford: Haynes Publishing, 1999.


FILHO, Antônio Maria. Senna foi casado por apenas 5 meses. O Globo, 06 de Maio de 1994, Matutina, Esportes, página 26.



Foi seu único casamento formal. Mas Adriane Galisteu foi também sua esposa, pois moravam juntos quando ele faleceu e o piloto tinha planos de oficilizar a união com ela.


Diferente do segundo casamento que aconteceria com Adriane Galisteu, o casamento entre Senna e Lilian foi arranjado pelas famílias.


Ayrton Senna dessa vez se casaria por amor


Ayrton Senna iria pedir Adriane Galisteu em casamento:


Um comentário: