domingo, 27 de abril de 2014

Em Uma De Suas Últimas Gravações, Senna Elogia Schumi: "Muito Rápido"

27/04/2014 09h15 - Atualizado em 27/04/2014 13h14

Tricampeão destaca velocidade do alemão, que ainda não tinha títulos, em entrevista na semana de sua morte, no GP de San Marino, em 1994


Por SporTV.com

Zagreb, Croácia



Na semana em que se completam 20 anos da morte de Ayrton Senna, muitos fatos e detalhes até então desconhecidos ou pouco comentados do piloto estão ganhando os holofotes. Um deles parte do jornalista croata Ivan Blazicko, que diz ter feito uma das últimas grandes entrevistas com o brasileiro antes da batida no GP de San Marino, no dia 1º de maio de 1994, que resultou no seu falecimento. O material exibido pelo repórter foi gravado na quinta-feira que antecedeu o fim de semana da prova, durante um evento promocional. Nele, há elogios do tricampeão da Fórmula 1 ao alemão Michael Schumacher, que conquistou seu primeiro título na categoria justamente nesta temporada, com a Benetton.

- Os dois (Benetton e Schumacher) estão indo muito bem. Michael está dirigindo muito bem e muito rápido. O carro da Benetton parece ser o melhor até o momento. Então a combinação é muito forte - falou Senna sobre o alemão, que estava em seu quarto ano na F-1 na época.

 

Ivan Blazicko entrevista Ayrton Senna na semana de sua morte, há 20 anos (Foto: Reprodução SporTV)

Senna não fazia uma boa temporada naquele ano, seu primeiro na Williams após os títulos de 1988, 1990 e 1991 na McLaren. Antes do acidente fatal, ele havia feito duas provas e deixado a pista antes do fim em ambas. Na entrevista, o brasileiro falou sobre os polêmicos problemas de segurança da época, principalmente por conta dos novos pilotos, que causavam acidentes pela inexperiência. Naquele fim de semana no circuito de Ímola, além do ídolo brasileiro, o austríaco Roland Ratzenberger também morreu, vítima de um acidente em um treino.

- São vários novatos de uma vez só, com novo regulamento, novos carros, novos circuitos. E as circunstâncias, acredito, não colaboram para a segurança adequada de todos nós. Então, pudemos ver acidentes nas duas primeiras corridas. Alguns bem fortes e outros, por sorte, nem tanto. Mas que comprometeram a corrida dos outros e que poderiam ter consequências catastróficas - disse o brasileiro.

 

Ayrton Senna momentos antes da largada do GP de San Marino de 1994 (Foto: Getty Images)

 

Blazicko relembrou o contexto da entrevista e destacou o seu feito:

- Era uma quinta-feira, um dia antes de começar o final de semana da corrida. Fomos convidados para Padova, na Itália, para um evento de promoção das bicicletas Carraro. Depois disso, não houve mais entrevistas para televisões naquele dia. E, quando começa o final de semana de um Grande Prêmio, basicamente você não consegue uma entrevista longa com um piloto. Seria tolice dizer que, sim, fui o último jornalista a conversar com ele. Mas, definitivamente, acho que fui um dos últimos a fazer uma entrevista longa com Ayrton.

No domingo, o Canal Campeão inicia a semana de homenagens ao piloto com o"SporTV Repórter" que irá reproduzir os últimos passos de Senna até o GP de San Marino. Na quinta, o SporTV terá sua programação dedicada inteiramente ao ídolo nacional, com a exibição de GPs, filme e um"Linha de Chegada" ao vivo.

 

FONTE PESQUISADA


Em uma de suas últimas gravações, Senna elogia Schumi: "Muito rápido". Disponível em: <http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2014/04/em-uma-de-suas-ultimas-gravacoes-senna-elogia-schumi-muito-rapido.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom>. Acesso em: 27 de abril 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário