sábado, 31 de maio de 2014

A Emocionante História De Um Fã Incondicional De Ayrton Senna

Fã de Senna lembra 20 anos da morte do ídolo: "Para sempre o maior"

Durval Ricci guarda um arsenal de artigos do tricampeão, lamenta não ter uma foto com o brasileiro e se emociona ao falar do tema da vitória

Por Mateus Tarifa
Presidente Prudente, SP
01/05/2014 09h09 
http://globoesporte.globo.com/

Maio de 1994. Ayrton Senna larga com sua Williams no GP de San Marino, em Ímola, na Itália. Com a maestria de sempre, avança na primeira posição, mas, um problema na coluna de direção o faz perder o controle do carro e bater violentamente no muro da curva Tamburello. Fim do maior piloto brasileiro da história e o início do eterno ídolo.

Duas décadas após a morte do herói das pistas, o tricampeão ainda desperta emoção nos fãs da modalidade. Em Presidente Prudente, no interior paulista, Durval Ricci, 37 anos, não esquece o que Senna fez pelo esporte. O fanático por Fórmula 1 guarda com carinho revistas da época de ouro do automobilismo no Brasil, ostenta capas famosas, assiste a vídeos dos principais momentos da carreira do piloto e revela o que a fatídica morte de Ayrton causou em sua vida.

Revistas, posters, camisa do Senna e muita história: Durval Ricci é fã do brasileiro (Foto: Mateus Tarifa / Globoesporte.com)

- O Senna foi e é para sempre o maior da história. Após a morte dele eu tive um problema sério de síndrome do pânico, por conta do acidente dele mesmo, me impressionou. Precisei me tratar. Fiquei quase dois anos sem assistir corridas. Foi bem complicado, mas ficou a admiração. Lembro dos shows dele na chuva, sempre esperando o momento certo para fazer a pole e emocionava os brasileiros - conta o estudante de psicologia.

Em 1991, sentado no sofá de sua casa, Ricci viveu o momento mais marcante de sua "trajetória" como fã do automobilismo. A impressionante vitória de Senna, na chuva, com apenas uma marcha nas voltas finais, em Interlagos, é nostálgica para ele.

- Lembro como se fosse hoje. Todos os pilotos buscavam a regularidade, pensavam friamente no campeonato. Ele era diferente, queria a vitória. Era ousado em todos os sentidos. Essa corrida é uma prova de seu talento.

Música e emoção

Senna apontava na última reta. Todo brasileiro já sabia: o tema da vitória estava próximo. A música, marcante até hoje, ficou diretamente associada aos 41 triunfos de Ayrton. Com habilidades no piano, o prudentino dá vida ao som (veja no vídeo abaixo) que costumava tocar aos domingos pela manhã.

- Essa música é incrível. Ela foi feita para o Nelson Piquet, porém, Senna, sem trocadilho, roubou a cena. Um momento marcante foi a vitória de Barrichello em 2000. Há sete anos [desde 1993 com Senna] um brasileiro não vencia uma prova da Fórmula 1. Quando Rubens apontou na última curva, o Galvão falou: vai tocar novamente o Tema da Vitória. Eu arrepiei. É emocionante.

Faltando algo

Sem contar Ayrton, o prudentino nomeia duas pessoas imprescindíveis no esporte: Nelson Piquet, brasileiro tricampeão e Michael Schumacher, maior vencedor da história. O sonho de Ricci sempre foi ter um contato com o trio. Com Piquet e o alemão foi possível. Porém, a morte de Senna interrompeu os planos do estudante.

- Conheci e conversei com o Nelson Piquet. Foi bem legal. Encontrei o Schumacher em Oklahoma, nos Estados Unidos e aproveitei para registrar o momento. Infelizmente ele [Schumi] passa por um drama. Mas a maior vontade seria ter uma foto, um contato com o Senna. Não foi possível - lamenta.

Durval encontrou Schumacher nos Estados Unidos (Foto: Durval Ricci / Arquivo Pessoal)


FONTE PESQUISADA

TARIFA, Mateus. Fã de Senna lembra 20 anos da morte do ídolo: "Para sempre o maior". Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/05/fa-de-senna-lembra-20-anos-da-morte-do-idolo-para-sempre-o-maior.html>. Acesso em: 31/05/2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário