sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Primeiro Mecenas Brasileiro É Homenageado, E Fittipaldi Lembra Apoio Antes Da F1

Por Mauricio Nadal -iG São Paulo | 28/08/2014 15:05 - Atualizada às 28/08/2014 17:51
IG Esporte - esporte.ig.com.br

Antonio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, é um grande incentivador do esporte brasileiro e deu apoio financeiro a ídolos como Pelé, Ayrton Senna, Guga e Emerson Fittipaldi

Braguinha deu apoio financeiro a Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Mauricio Gugelmin

Desconhecido do grande público que acompanha o esporte, Antonio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, pode ser considerado o primeiro grande mecenas do esporte brasileiro. Aos 88 anos, ele é um apaixonado por esportes e forneceu ajuda financeira a ídolos do país como Pelé, Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Gistavo Kuerten e Lars Grael.

Nesta quinta-feira, Braguinha foi homenageado no 4º Fórum Nacional de Esportes, em evento realizado em São Paulo. Dois esportistas brasileiros, diretamente apoiados por ele, compareceram ao local e demonstraram toda a sua gratidão, Emerson Fittipaldi e Lars Grael.

Antes mesmo de entrar na Fórmula 1, categoria que lhe rendeu dois títulos mundiais (1972 e 1974), Emerson recebeu Braguinha em sua casa e foi apoiado. "Antes de ir para a Fórmula 1, o Braguinha me procurou e quis me conhecer. Falou que iria dar o apoio que eu precisasse, disse que poderia contar com ele, torcendo pela minha carreira. Ele foi espetacular, não só comigo. O Braguinha é uma patrimônio do esporte brasileiro", relatou Emerson Fittipaldi. "Bati na porta da casa dele, fizemos um contrato naquela época e até hoje somos muito amigos", confirmou Braguinha. 

Braguinha e recebe prêmio das mãos de João Doria Jr.
Mauricio Nadal/ iG
Braguinha recebeu homenagem no 4º Fórum Nacional do Esporte


Já o velejador Lars Grael, dono de duas medalhas olímpicas de bronze nas Olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996), recebeu de Braguinha o seu primeiro apoio financeiro. Anos mais tarde, em 1998, sofreu um grave acidente após cair de um iate e teve a perna direita amputada. O amigo Braguinha estava lá novamente para ajudar.

"A minha gratidão àquele que deu meu primeiro patrocínio. O primeiro patrocínio, a gente nunca esquece. Quando tive meu acidente, no auge da minha carreira, ele estendeu a mão e me ajudou. Ao senhor, minha admiração e minha eterna gratidão', disse Lars Grael. 

Mesmo aos 88 anos de idade, Braguinha segue rodando o mundo para assistir a grandes eventos de esporte. Torneios de têns e etapas do mundial de Fórmula 1 fazem parte da lista. Mas ele possui um grande feito, que poucos sabem. Desde 1950, Braguinha compareceu a todos os jogos do Brasil em Copas do Mundo. "Eu adoro. Gosto muito de esportes, principalmente o futebol, então acompanho sempre, com o maior prazer". Braguinha também foi a todos os Jogos Olímpicos desde 1972, em Munique, na Alemanha.

Incentivador do esporte brasileiro, Braguinha foi dono da Atlântica Seguros, uma das maiores seguradores do País e criou um dos times de vôlei masculino mais famosos do Brasil nos anos 80, o Atlântica Boavista. A empresa fundiu-se ao Bradesco e ele ficou com um volume de ações da empresa. Mais tarde, saiu da instituição e montou seu próprio banco, o Icatu. 

Às vésperas das Olimpíadas de 2016, Braguinha enxerga com bons olhos o investimento maciço do governo brasileiro no esporte. "Acho importantíssimo esse investimento. Com isso, o esporte vai crescer mais ainda no Brasil, ainda mais com as Olimpíadas agora. Não tenho a menor dúvida', concluiu o mecenas do esporte brasileiro.

****************************************

Emerson Fittipaldi falou sobre a homenagem em sua fanpage oficial:

Foto: Fanpage Facebook Oficial Emerson Fittipaldi

Hoje foi um dia muito especial para o esporte brasileiro no 4 Fórum de Marketing Esportivo da Lide do João Doria, prestou uma homenagem, mais do que merecida ao meu grande amigo Braguinha. Que um "patrimônio" do esporte brasileiro.

Sempre apoiou e patrocinou acreditando nos atletas brasileiros. Dando oportunidade s nos inclusive foi um dos meus primeiros patrocinadores, acreditando em mim e tantos que foram se tornar campeões graças a ajuda do Braga.

Um visionário do esporte e quando é amigo, é amigo pra vida um exemplo de honestidade dignidade e caráter. Obrigado Braguinha por tudo que você fez para o esporte brasileiro e obrigado João por essa linda e merecida homenagem

E os seguidores de Fittipaldi comentaram:

Durval Viscardi Realmente Braguinha deu muitos apoios aos nossos campeões

Eliane Maria Mello Parabéns ao Sr Braga merecida homenagem...

Alexandre Barros Fez muito e apareceu pouco. Coisa de cavalheiro !

Francisco Mattosinho Antônio Carlos de Almeida Braga um dos mais importantes empreendedores brasileiros e que sempre apoiou o esporte. O primeiro empresário a praticar Marketing Esportivo no Brasil.

Gerson Portugal Parabéns, Braguinha!!!!

Paula Peixoto Grande Braguinha, amigo fiel do nosso querido Ayrton Senna

André Queiroz Endosso literalmente todas as palavras do Emerson. Acrescento também que muito devo ao Braguinha pelo apoio (na época) da Atlântica Boa Vista Seguros, que possibilitou o patrocínio para a minha primeira cobertura do GP da África do Sul.

****************************************


FONTES PESQUISADAS

NADAL, Mauricio. Primeiro mecenas brasileiro é homenageado, e Fittipaldi lembra apoio antes da F1. Disponível em: <http://esporte.ig.com.br/maisesportes/2014-08-28/primeiro-mecenas-brasileiro-e-homenageado-e-fittipaldi-lembra-apoio-antes-da-f1.html>. Acesso em: 29 de agosto 2014.

Disponível em: <https://www.facebook.com/emmofittipaldi/photos/a.353519651348868.94160.166374613396707/823499341017561/?type=1&theater>. Acesso em: 29 de agosto 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário