quarta-feira, 22 de abril de 2015

30 Anos da Primeira Vitória


Terça-feira, 21/04/2015 às 13:22 por Rafael Lopes
Voando Baixo - globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo

21 de abril de 1985. Há 30 anos, este poderia ser um dia marcado pela tristeza da morte do presidente Tancredo Neves ou por ser só mais um feriado de Tiradentes. Mas, para o automobilismo brasileiro, foi mais do que isso. A data entrou para a história com a primeira vitória de um gênio na Fórmula 1. Debaixo de chuva, Ayrton Senna aniquilou a concorrência no circuito do Estoril e triunfou no GP de Portugal.

Só que a temporada não começou bem. Após se destacar na Toleman e ser contratado pela Lotus para 1985, ele abandonou a primeira corrida com problemas elétricos. Justamente o GP do Brasil, em Jacarepaguá. A segunda prova foi em Portugal, onde conquistou a primeira de suas 65 poles da carreira.



Só que, horas antes da largada, um drama. Durante o treino de aquecimento, o antigo Warm Up, o motor Renault de sua Lotus explodiu, levando junto o câmbio e danificando parte da suspensão traseira. Senna saiu do carro desolado, consciente de que aquilo poderia arruinar seus planos para a corrida.

Então, a sorte apareceu para o brasileiro. Enquanto os mecânicos trabalhavam para consertar o carro, uma tempestade desabou sobre o Estoril. Na hora da prova, a pista estava encharcada. Foi a deixa para o show de Senna. Para ele, o asfalto parecia estar seco. Afinal, foram várias rodadas e batidas nas 67 voltas do GP, protagonizadas nomes como Alain Prost, Nelson Piquet e Keke Rosberg. Até o próprio Senna deu suas duas escapadas, sem que isso, no entanto, ameaçasse sua folgada liderança.


O domínio foi tão impressionante que ele ainda marcou a melhor volta da corrida e deu uma volta sobre o terceiro colocado, o francês Patrick Tambay, da Renault. O italiano Michele Alboreto, da Ferrari, foi o segundo, 1m02s978 atrás do brasileiro. Quando Ayrton chegou ao box, foi recebido calorosamente pelo chefe do time, Peter Warr. Havia quase três anos que a Lotus não vencia uma prova, e todos tinham esperança de que o brasileiro faria a tradicional equipe inglesa reviver seus melhores dias.

Naquela temporada, Senna marcou ainda mais sete poles, mas só venceu mais uma corrida, o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Embora o carro e o piloto fossem rápidos, as quebras do motor Renault eram muito frequentes. Mesmo assim, o brasileiro ainda terminou o ano em quarto, com 38 pontos.




FONTE PESQUISADA

LOPES, Rafael. 30 anos da primeira vitória. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/30-anos-da-primeira-vitoria.html>. Acesso em: 22 de abril 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário