sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Alain Prost Revela Que Cogitou Ser Chefe de Senna: "Seria Engraçado"


20/08/2015 09h57 - Atualizado em 20/08/2015 10h58

Em entrevista à revista oficial da FIA, tetracampeão mundial conta que sondou ídolo brasileiro sobre possibilidade de ser seu piloto, quando planejava montar equipe Prost

Por GloboEsporte

Paris, França

Senna e Prost em revista "Auto" (Foto: Reprodução)

Imagine uma equipe chamada “Prost” tendo Ayrton Senna como principal piloto. A combinação entre os nomes que protagonizaram a maior rivalidade da história da Fórmula 1 teria chances de virar realidade, não fosse o acidente fatal com o ídolo brasileiro em Ímola, em 1994. Quem garante é o próprio francês Alain Prost. Em entrevista à revista “AUTO”, da Federação Internacional de Automobilismo, o tetracampeão mundial refletiu sobre sua carreira na categoria e revelou que dias antes do fatídico GP de San Marino sondou o antigo rival sobre a possibilidade de comandá-lo em uma equipe. Mal sabia Senna que, naquela época, o "Professor", aposentado, já estava negociando a compra da Ligier, que viraria "Prost" três anos depois.

- Engraçado... Talvez uma semana antes do acidente nós estávamos conversando no telefone e eu disse ao Ayrton: “Sabe, seria engraçado se um dia eu tivesse uma equipe e você pudesse ser meu piloto”. E nós rimos disso. Naquela época eu já estava negociando a compra da Ligier, no começo de 94. Seria fantástico, definitivamente - confessou.

Alain Prost como chefe da equipe Prost, no GP da França de 1997 (Foto: Getty Images)

Inimigos declarados nas pistas, Prost e Senna se tornaram amigos fora dela pouco antes do francês se aposentar. O episódio do GP da Austrália que encerrou a temporada de 1993 foi simbólico. Na corrida que marcou a última apresentação do “Professor” na F-1 e a última vitória do brasileiro, o tricampeão chamou o rival para ficar com ele no degrau mais alto do pódio. Era o começo de uma relação de amizade, tão intensa quanto rápida, interrompida pela tragédia de maio de 1994.

- Nosso relacionamento foi excepcional, especialmente comparado a quando estávamos correndo! E garanto que nossa relação seria muito, muito boa se Ayrton ainda estivesse conosco. Não há dúvidas disso – disse Prost demonstrando sentimento de carinho, segundo a revista.

Alain Prost e Ayrton Senna fazendo as pazes no GP da Austrália de 1993 (Foto: Getty Images)

A equipe Prost só virou realidade em 1997. O projeto durou até 2001. Nesse período, foram 83 GPs disputados e três pódios, dois com o francês Olivier Panis e um com o italiano Jarno Trulli - nenhuma vitória. O tetracampeão mundial garante não ter muita saudade desse período. Segundo o “Professor”, ter tido uma equipe de Fórmula 1 foi o “grande erro” de sua vida.

- Três meses depois de eu começar a equipe tivemos alguns bons resultados e quase vencemos uma corrida. Mas aos meus familiares e amigos próximos eu dizia “Estou morto”. Eu sabia desde o começo, eu sabia... Conhecia muito bem a Fórmula 1, conhecia muito bem o país. Foi meu grande erro. Se eu cometi um erro, foi este. Seria muito melhor não ter feito isso. Deveria ter desistido no último minuto. Dois dias antes de assinar o contrato eu não queria mais, mas tínhamos um projeto com a Peugeot e um contrato de cinco anos de motores grátis e muito desenvolvimento. Eles voltaram dois dias antes de eu assinar e passou a ser apenas três anos e eu tinha que pagar pelo motor. No fim, fiquei feliz em parar.

Olivier Panis no GP do Brasil de 1997, primeiro pódio da equipe Prost (Foto: Getty Images)

Curiosamente, apesar da experiência ruim com a equipe própria na F-1, Prost voltou a se aventurar recentemente no meio. Consultor da montadora francesa Renault, o tetracampeão mundial fundou, em parceria com o compatriota Jean Paul Driot, dono da DAMS, a equipe "e.dams", para competir na Fórmula E, recém-criado campeonato de carros elétricos da FIA, onde dividem as responsabilidades de direção e chefia do time. E em apenas um ano, o novo projeto tem tido mais sucesso do que a primeira empreitada: a e.dams foi campeã do Mundial de Equipes da categoria na temporada de estreia.

Alain Prost, chefe da equipe e.dams, com o troféu da Fórmula E em Londres (Foto: Divulgação)


FONTE PESQUISADA

GLOBO ESPORTE - Alain Prost revela que cogitou ser chefe de Senna: "Seria engraçado". Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2015/08/alain-prost-revela-que-cogitou-ser-chefe-de-senna-seria-engracado.html>. Acesso em: 20 de agosto 2015. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário