terça-feira, 13 de outubro de 2015

Folha de SP: Barra de Direção Causou Acidente de Senna 06 08 1994

Folha de São Paulo, 06 de agosto de 1994

SENNA

Acidente que matou o piloto brasileiro foi causado pela ruptura da barra de direção de seu carro, segundo jornais franceses.

Senna observa um engenheiro da equipe Williams examinar o volte de seu carro em Ímola

Barra de direção causou acidente de Senna

Jornais franceses divulgam trechos de relatório secreto da perícia italiana que investiga a morte do piloto

Das agências internacionais

O acidente fatal de Ayrton Senna no GP de San Marino foi causado pela ruptura da barra de direção de seu Williams.

A informação foi divulgada ontem por dois diários franceses que afirmaram ter tido acesso a um documento elaborado por especialistas que participam da perícia feita pela justiça italiana, que investiga as causas do acidente.

Segundo o "L'Equipe", o relatório "oficial e secreto" conclui que a barra de direção se partiu antes do choque do carro de Senna contra o muro em Ímola.

O documento é assinado por dois estudiosos da Universidade de Bolonha. Foi feita uma análise microscópica do material da barra.

Duas hipóteses foram apontadas como prováveis: ou o material utilizado apresentava uma falha interna ou o diâmetro da barra era insuficiente.

Outras causas também são apontadas pelo relatório, mas as possibilidades de terem sido as responsáveis pela morte de Senna são pequenas. A chance do acidente ter sido causado pela ruptura da barra é avaliada em 85%.

O diário "InfoMatin", que também publicou dados sobre o relatório, procurou o projetista da Williams, Andrew Newey, para explicar o caso, Segundo Newey, a barra da direção de Senna teve realmente seu diâmetro reduzido.

"Senna reclamou que não conseguia enxergar o painel de instrumentos. Fomos obrigados a reduzir o diâmetro da barra", disse o projetista Newey, porém, afirmou que pela telemetria não foi possível saber se a barra quebrou antes ou depois do acidente.

Confrontado com o teor das reportagens, Maurizio Passarini, o procurador italiano que chefia as investigações, afirmou que as perícias ainda continuam.

"Os experts ainda estão trabalhando no carro de Senna e atéo momento não há comentário a ser feito", declarou.

Passarini disse também que os trabalhos da perícia estão avançados e o relatório final pode ser divulgado no final de setembro ou mesmo em outubro próximo.

Segundo o "L'Equipe", Passarini não divulgou o relatório porque outra secção da barra foi enviada para o Instituto Aeronáutico da Itália para ser avaliada.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) afirmou que não fará comentários sobre o assunto até a investigação acabar.

**************************************

Em público o dono da equipe Williams e último patrão de Ayrton Senna, Frank Williams, negava, entretanto, de modo sigiloso confirmou para a família que a causa do acidente de Ayrton Senna foi realmente a ruptura da barra de direção

Assista ao vídeo do biógrafo de Senna, o jornalista Ernesto Rodrigues, comentando o caso:


**************************************

Williams do brasileiro era 'experimental'

Da Reportagem Local

O relatório divulgado ontem pelos diários franceses "L'Equipe" e "InfoMatin" aumentam as especulações divulgadas nos últimos meses pela imprensa mundial.

Para a maioria dos jornalistas especializados em Fórmula 1, a ruptura da barra da direção do Williams de Ayrton Senna é a causa da morte do piloto brasileiro no autódromo de Ímola.

A revista italiana "Autosprint", a primeira a levantar esta hipótese poucas semanas depois do acidente, ocorrido no dia 1º de maio, faz até uma campanha permanente pelo esclarecimento do caso.

Desde que publicou a matéria, todas as capas da revissta, que é semanal, levam um selo com um esquema da barra de direção e a frase "Exigimos a verdade".

A ruptura da barra de direção é hipótese mais forte. As outras, de que o carro teria saído de traseira por má calibragem da pista ou de que Senna teria cometido um erro, já foram praticamente descartadas.

Só após a confirmação final de que ocorreu falha técnica que causou o acidente é que a justiça italiana poderá decidir se vai responsabilizar criminalmente as partes envolvidas.

Frank Williams e Patrick Head, da equipe Williams, estão listados como suspeitos de homicídio, além de uma série de outros nomes menos famosos.

Até o GP de Ímola, quando Senna morreu, o carro estava numa fase experimental. Senna reclamava até do espaço do cockpit.

Tudo isso provocado por um adversário, o Benetton de Michael Schumacher, que poderia estar fazendo uso de recursos eletrônicos proibidos.

**************************************

Benetton

Ford diz que não abandona o time

Das agências internacionais

A Ford negou estar estudando romper seu contrato com a Benetton a partir da próxima temporada. A notícia foi divulgada ontem pela imprensa alemã.

A Ford estaria preocupada com sua imagem. POderia ser relacionada às punições recebidas pelo piloto da equipe Michael Schumacher.

Por outro lado, a Benetton deve divulgar que utilizará motores Renault em 1995. A fabricante francesa deve deixar a Williams.

 **************************************

Scans do Jornal

















FONTE PESQUISADA


FOLHA DE SÃO PAULO - Barra de direção causou acidente de Senna. Folha de São Paulo, São Paulo, 06 de agosto 1994, Esporte, p. 3.


Um comentário:

  1. Amigos que escrevem no blog, envio uma correção à ser feita: A peça que se quebrou não foi a barra de direção, e sim a coluna de direção. A barra de direção liga a caixa de direção às rodas, e a coluna de direção liga o volante à caixa de direção, transmitindo o torque do volante para as rodas, e foi esta a peça que se quebrou. Tem alguns desenhos ilustrativos na internet que vocês podem consultar. Sou engenheiro mecânico e estudioso do assunto e também, muito fan do Ayrton. Obrigado e contem comigo se precisarem de algo.

    ResponderExcluir