quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

As Quatro Residências Onde Ayrton Senna Morou Em São Paulo Na Infância e Adolescência

Vários endereços

Senna e seu cão dobermann Bucks na piscina da residência que morou com os pais até a juventude, antes de partir rumo a Europa, está localizada na av. Nova Cantareira no Tremembé

1º/Mai/2014
ZN na linha - znnalinha.com.br

Se Galvão Bueno tornou famosa a expressão “Ayrton Senna do Brasil”, para alguns ele era mesmo o “Ayrton Senna da Zona Norte”. "A gente sentia que ele era mais nosso do que dos outros brasileiros", disse Renata Franco, moradora do Tremembé, em entrevista ao Estadão logo após o terrível acidente. Ela, como tantos outros daqui, o conhecia bem. Senna cresceu na região, onde morou em quatro casas. Neste 1º de Maio se completam 20 anos sem nosso mais ilustre morador.

FAMÍLIA NA ZN – Ayrton Senna nasceu a 21/03/1960. Seu pai, Milton da Silva, foi funcionário administrativo do Instituto Florestal, no Horto, antes de iniciar uma bem sucedida carreira de empresário, dono da fábrica de autopeças Univel, na Vila Albertina. Seu avô, Antônio Teodoro da Silva, havia trabalhado no Horto Florestal como motorista  do diretor do I.F. (A ligação com carros vem de longe...)


CAMPO DE MARTE - O livro "Ayrton – O Herói Revelado", de Ernesto Rodrigues, relata que até os quatro anos o piloto morou na rua Aviador Gil Guilherme com a Av. Santos Dumont. Naquela época a esquina devia ser muito tranquila. Hoje os pequenos sobrados são usados em sua maioria para escritórios, pois a região é uma das mais movimentadas de Santana.


JARDIM SÃO PAULO - Dos quatro até os 12 anos, segundo o mesmo livro, Senna morou na rua Condessa Siciliano. Há alguns anos o portal entrevistou a moradora Maria Rachas. A família Senna vendeu a casa para um alemão, que depois a vendeu para dona Maria, há quase 30 anos. Uma casa confortável, ao lado do tradicional mirante de Santana.



RUA PEDRO - Pré-adolescente, Senna mudou com a família para um sobrado na rua Pedro, Tremembé. O livro "Ayrton Senna, o Eleito", de Daniel Piza, mostra a carteira escolar de Senna, onde se lê: "Colégio Rio Branco, 1974, 8ª série 1, nº 7, rua Pedro 817, Tremembé, f. 298-4186". Claudia Castelhano, então vizinha do piloto, lembra quando ele descia a rua Pedro testando o kart. "Ele ouvia o barulho do motor e depois levava o kart para a garagem, para ajustar", recorda.


NOVA CANTAREIRA - Com os negócios prosperando, a família mudou para um imóvel maior, bem próximo, na av. Nova Cantareira. A casa, recuada em relação à rua, está até hoje na memória das centenas de pessoas que foram para o seu portão comemorar a 1ª vitória de Senna em Interlagos, em 24/03/1991. Essa casa era vizinha de fundo com a casa de Cláudio Mosquetti, que tem um depoimento da humildade de Senna. "Um dia, já correndo na F1, ele parou o carro na banca de jornais da rua Conchília. Eu estava de moto, de capacete, e parei na esquina. Ele veio até mim e bateu nas minhas costas: ‘Fala Claudião!“.

CURIOSIDADES
  • Todas essas casas são na Zona Norte da cidade de São Paulo
  • Essa casa de Santana é pertinho do sambódromo do Anhembi onde a Indy correu recentemente. 
  • A da Av Nova Cantareira aparece no filme dele "Senna", lançado pela família em 2010. Os fãs se reuniram na frente da casa da família para comemorar sua primeira vitória no Grande Prêmio do Brasil em 1991. Senna subiu no muro para saudar aos fãs e os seguranças e policiais fizeram sua proteção.
  • A continuação dessa Rua Condessa Siciliano, onde Senna viveu dos quatro aos doze anos, é a Pedro Madureira. Quem desce essa ladeira de rolimã ou bicicleta, faz a “eau rouge” de pé embaixo com uma mão só.
  • Muitos consideram a ZN como a região mais homogênea e organizada de São Paulo. Além de ser menor que as outras, o que facilita em termos de deslocamento.
  • Ayrton Senna começou na Fórmula 1 em 1984. Estava em sua 11ª temporada quando morreu, em 1ª de Maio de 1994. 
  • Foi tricampeão mundial em 1988, 1990 e 1991, sempre na equipe McLaren.
  • Venceu 41 corridas (3º maior vencedor) e fez 65 pole-positions (2º maior detentor). Possui até hoje o recorde de oito pole positions sucessivas. 
  • A família mudou-se do Tremembé para o bairro do Pacaembu pouco tempo antes da morte do piloto.
  • Faleceu na 3ª corrida da temporada de 1994, dirigindo uma Williams-Renault. Apesar de não ter pontuado nas duas corridas iniciais, foi pole position nas três provas.
  • A fábrica Univel, que ficava na Vila Albertina, foi vendida para a multinacional italiana Valeo, e que depois mudou-se do bairro.  Hoje as grandes instalações da fábrica estão abandonadas.
  • Vários depoimentos sobre o Ayrton Senna morador, como os acima citados, foram obtidos junto aos membros do Rotary Club Tremembé, que o conheceram de perto.
  • Após um longo trâmite na Assembléia Legislativa, foi decretado o nome oficial da estação de metrô como Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna. A casa onde Senna morou no bairro fica a 500 metros da estação. 
  • O corpo do piloto está sepultado no cemitério do Morumbi, na Zona Sul da capital.



Eau Rouge é a uma das curvas mais lendárias e perigosas do automobilismo. A curva é um “S” de alta antecedido por uma generosa descida. Está localizada na Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, um dos preferidos de Ayrton Senna.




FONTES PESQUISADAS



RODRIGUES, Ernesto. Ayrton, o herói revelado. Edição 1. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.

Livro Ayrton Senna, O Eleito (Daniel Piza)

ZN NA LINHA - 20 ANOS SEM O AYRTON SENNA DA ZN. Disponível em: <http://www.znnalinha.com.br/portalnovo/index.php/20-anos-sem-o-ayrton-senna-da-zn>. Acesso em: 31 de dezembro 2015.

BARATA, Juliano. Os desafios da Eau Rouge, em Spa-Francorchamps. Disponível em: <http://www.flatout.com.br/os-desafios-da-eau-rouge-em-spa-francorchamps/>. Acesso em: 31 de dezembro 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário