quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Mago Das Réplicas De Ícones Do Automobilismo

Designer paulista transforma sua paixão por automobilismo em arte, fabricando réplicas de carros históricos para virar peças de decoração

por Isadora Carvalho • 22/06/2016 às 17:39
Quatro Rodas - quatrorodas.abril.com.br

Adhemar entre estrelas como Ferrari, McLaren e Porsche | Crédito: Divulgação

O designer Adhemar Cabral tem um currículo e tanto. Em seis anos, saíram de suas mãos 22 automóveis diferentes, a maioria de corrida. Ele já fez McLaren, Lotus, Ferrari e Red Bull, todos de Fórmula1, e um Lamborghini Diablo. Mas ele nunca trabalhou em montadora ou escuderia: Adhemar constrói réplicas em tamanho natural.

Tudo começou quando ele criou para uso próprio um T-bucket (hot rod baseado no Ford T) com motor BMW de 6 cilindros. “Ficou tão bom que, antes de terminá-lo, já tinham me pedido para restaurar um Porsche Spyder 550. A partir daí, comecei a receber pedidos de réplicas”, conta.

Entre os projetos que Adhemar lembra com carinho, estão a primeira McLaren de Ayrton Senna e a primeira Ferrari de Michael Schumacher, ambas para decoração. “Também me marcou a réplica do F-1 que Senna usou na vitória do GP Brasil de 1993.” Aliás, foi esse McLaren que desfilou no carnaval do Rio de 2014. Agora ele prepara sua maior homenagem ao ídolo. “Estou reconstruindo um cenário em tamanho natural com a cena que todos gostariam de ver: a Willians batida e Senna saindo dela ileso.”

Sua especialidade são os carros de Fórmula 1 | Crédito: Divulgação

Depois das réplicas, que custam em média R$ 90.000, Adhemar passou a motorizar os modelos. Hoje prepara um Lotus com motor de F-3 de 250 cv para um cliente e um Porshe 917 (bicampeão de Le Mans em 1970-71) com um V6 de 400 cv para ele mesmo. “Como sou apaixonado por velocidade, decidi criar um bom brinquedo para usar nas pistas.”

Adhemar agora planeja fazer um monoposto com design próprio e deve inaugurar, até o fim do ano, um local de 50.000 m2 em São Paulo com show room para vender suas réplicas, espaço para encontros de antigos, pista de kart cross, simuladores de corrida e um cinema drive-in.


FONTE PESQUISADA

CARVALHO, Isadora. O MAGO DAS RÉPLICAS DE ÍCONES DO AUTOMOBILISMO. Disponível em: <http://quatrorodas.abril.com.br/materia/o-mago-das-replicas-de-icones-do-automobilismo>. Acesso em: 23 de junho 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário