quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Ayrton Senna Conhece a Embraer

Jornal Bandeirante, 18 a 24 de dezembro 1992

Em visita rápida à Embraer, Senna conhece de perto a avançada tecnologia dos aviões 

O tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, esteve, na Embraer, na última quarta-feira, 16 de dezembro, para uma "visita à mineira", assim definida pelo piloto, que além de sua reconhecida paixão pelos carros, também cultiva interesse por todo e qualquer tipo de tecnologia avançada. Na Embraer, acompanhado do Diretor Técnico, Horácio Aragonês Forjaz e do Diretor de Produção, Juarez de Siqueira Britto Wanderley, Senna conheceu de perto a Seção de CAD-CAM, os "rigs" eletrônicos do AMX e do CBA-123, além das áreas de materiais compostos e usinagem. Na equipe do piloto, estavam o irmão Leonardo Senna e Octavio Guazelli, da Tetra Fórmula 1. 

Segundo o Diretor Técnico, Horácio Forjaz, há uma proximidade entre os carros de fórmula 1 e as aeronaves. São produtos diferentes na forma, mas bastante parecidos quanto às necessidades. A Embraer já estudou a possibilidade de ensaios em carros de fórmula 1. Há condições de adaptabilidade. A necessidade de parâmetros, informações, são alguns dos fatores de aproximação tecnológica entre essas máquinas explica Horácio. 

Confirmando a tese do Diretor Técnico, Ayrton Senna procurou em sua visita à Embraer se inteirar dessa avançada tecnologia empregada nas aeronaves. Ouviu atentamente a explicação dos técnicos, checou pessoalmente alguns procedimentos e deixou aqui suas impressões sobre o potencial da Empresa. 


"Conheci outras indústrias aeronáuticas e fica difícil estabelecer comparações. Como leigo, a impressão que tenho é que existe aqui toda uma força, tanto tecnológica como humana para ser explorada finaliza Ayrton Senna". 


O campeão veio à Empresa em seu helicóptero particular e sua visita se encerrou às 17 horas. Durante todo o trajeto distribuiu vários autógrafos e na despedida foi surpreendido por um grande número de funcionários, que aguardavam uma chance de conhecer de perto esse ídolo.

Na demonstração da máquina de jato d'água, Giovani Rogério de Morais ofereceu ao piloto a letra "S" esculpida em placa de fibra de vidro. Como retribuição, uma foto histórica 
Foto: D. S. Shiboto 


O campeão em outros ângulos 

Ayrton e a Fórmula 1 

"A gente está no compasso de espera. Só nos próximos dias é que teremos um plano, uma definição. Quanto a mim, corro porque gosto, e espero que todos os problemas se solucionem". 

Suzanne Carvalho, a campeã na F3 

"Já existiram outras mulheres no automobilismo. As mulheres são minoria nesse esporte, mas diante de todas as dificuldades e barreiras, penso que quem consegue chegar lá tem um valor especial". 

A Política no Brasil 

"Eu não sou político, nem líder empresarial, sou piloto de corridas. Sobre esse assunto, a gente aprende no dia a dia que quando as coisas vão bem, trabalhando, a gente melhora. Porém, quando as coisas vão mal, só trabalhando muito é que se melhora a situação". 

Ainda sobre política... 

"Política é a base da corrupção. Política é a desgraça do mundo!" 

O Natal e o Ano Novo do campeão 

"Na praia, com a minha família!" 








FONTE PESQUISADA 


BANDEIRANTE-Tricampeão Ayrton Senna conhece Embraer. Bandeirante, 18 a 24 Dezembro de 1992, ano 23, nº 559, Edição Semanal, página 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário